Brasil registra 942 espécies de aves no Global Big Day 2020

No último sábado, dia 9 de maio, mais de 50 mil pessoas no mundo todo pararam para observar aves em comemoração ao Global Big Day e postaram suas listas de espécies no eBird. Ao todo foram 6.488 espécies, em mais de 120 mil listas.

O evento que foi criado pela Universidade de Cornell no Estados Unidos convida as pessoas para registrarem as aves no grande dia, seja por 10 minutos ou o dia todo, desde 2015.

Como num jogo, os participantes disputam para saber quem registra mais espécies e faz mais listas, e para isso muitas pessoas sempre programam suas "passarinhadas" especiais para esse dia, e algumas ainda colocam o pé na estrada para ter o maior número de espécies em um único dia.

Como esse ano o cenário era diferente, muitas pessoas que participaram do Global Big Day se adaptaram e fizeram suas listas de espécies sem sair de casa. Apesar disso, vimos uma participação muito parecida com os anos anteriores pelos brasileiros. Foram 942 espécies registradas em 1.354 listas, em apenas 24 horas! O Brasil ficou em quarto lugar em número de espécies perdendo apenas para a Colômbia, Peru e Equador.

Em comparação com o evento no mesmo período em 2019, apesar de o número de espécies ser maior (1.036), o número de listas foi superado (896) mostrando que apesar de não conseguirem fazer viagens para encontrar todas as espécies, todos ficaram em casa e fizeram muitas listas.  

O evento foi só no dia 9 de maio, mas a observação de aves não para! Então continue em casa, observe as aves e faça suas listas no eBird!