Vem Passarinhar Sampa

Passarinhar (pas.sa.ri.nhar) vi. 1. O ato de observar aves. (Exemplo: Elas foram passarinhar no parque hoje cedo).



O que é o Vem Passarinhar?

Vem Passarinhar é um movimento. É encantamento. É chamar e ajudar pessoas a se conectarem com a natureza por meio do ato de observar uma ave.

As raízes desse movimento brotaram a partir de uma iniciativa do Amigo da SAVE Henrique Rajão, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e se desenvolveram e foram batizadas como Vem Passarinhar com o trabalho do Observatório de Aves do Instituto Butantan e da Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura de São Paulo. Hoje, graças ao movimento coletivo fruto do esforço de várias pessoas e instituições, há iniciativas com a essência do Vem Passarinhar espalhadas pelo Brasil todo. 

Você, inclusive, pode organizar um Vem Passarinhar no seu bairro e fazer com que outras pessoas passem a observar aves e aprendam qual espécie é qual - é muito divertido.


O que é o Vem Passarinhar Sampa?

São saídas mensais para observação de aves nos parques municipais da cidade de São Paulo, com monitoria, empréstimo de binóculos e realização de listas no eBird.


Quem organiza?
A SAVE Brasil e a Divisão da Fauna Silvestre da Prefeitura de São Paulo.


Onde?

Em diversos Parques Municipais da cidade de São Paulo.

 

Quando?

29/01/2022 - Parque Municipal Linear Nove de Julho

19/02/2022 - Parque Municipal do Povo (Especial Desafio Toda Ave Conta)

26/03/2022 - Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Anhanguera

30/04/2022 - Parque Municipal Barragem do Guarapiranga

14/05/2022 - Parque Municipal Linear Córrego do Bispo (Especial Big Day)

25/06/2022 - Parque Municipal Linear da Consciência Negra

30/07/2022 - Parque Municipal do Carmo

27/08/2022 - Parque Municipal Alfredo Volpi

24/09/2022 - Parque Municipal Guarapiranga

08/10/2022 - Parque Natural Municipal Varginha (Especial Big Day)

26/11/2022 - Parque Municipal Jardim Herculano

10/12/2022 - Parque Ibirapuera


Para quê?

- Cidadania. Levar as pessoas para conhecer e passear em parques públicos.

- Ciência cidadã. Introduzir as pessoas à observação de aves e ensiná-las a subir listas de aves no eBird.

- Conexão com a natureza. Reconectar o ser humano com a natureza ao redor.

- Conservação em rede. Conectar pessoas que gostam das aves livres na natureza e que querem participar da conservação delas.

 

Para quem?

- Para qualquer pessoa que queira observar aves e não saiba por onde começar.

- Para quem gosta de passear e passarinhar em grupo.


Quanto?

De graça.

 

Como?

Fazer inscrição concordando com o protocolo de segurança abaixo

Comparecer às 7h no ponto de encontro no dia e parque combinado


Protocolo de segurança

  • Só poderá participar quem apresentar carteirinha de vacinação no ponto de encontro comprovando o processo de imunização completo de acordo com o tipo de vacina tomada.
  • Crianças não vacinadas deverão estar acompanhadas de adultos devidamente imunizados.
  • O uso de máscara é obrigatório e não serão toleradas pessoas utilizando a máscara de forma incorreta, por exemplo, com o nariz para fora. Máscaras boas para utilizar com binóculo: PFF2 ou Aura da 3M.
  • Se você tiver binóculo, leve o seu.
  • Se você for utilizar os binóculos disponibilizados pela Divisão da Fauna Silvestre da Prefeitura, você receberá lenços umedecidos com álcool 70% para higienizá-lo antes e depois da passarinhada.
  • Em hipótese alguma o binóculo deve ser compartilhado com outras pessoas ao longo da passarinhada.
  • Não poderá participar quem:
    • Estiver com sintomas de COVID19
    • Tenha tido contato com pessoas positivas para COVID19 ou com sintomas de COVID19
    • Frequentou qualquer tipo de aglomeração na última semana
  • No momento, não faremos o tradicional piquenique nem o “Papo de passarinho”. Voltaremos com estas atividades quando considerarmos seguro.

Transporte

Disponibilizamos uma van com 20 lugares, que sairá sempre da estação de transporte público mais próxima do parque destino. Como as vagas são limitadas, é necessário fazer a declaração de interesse no ato da inscrição. Enviaremos um e-mail confirmando se você conseguiu a vaga ou não. DICA: se você tem carro, ofereça carona a outras pessoas e deixe a van para quem não pode ir de outro modo.


Organize o Vem Passarinhar na sua região

Quanto mais gente passarinhando, conhecendo as aves e se preocupando com a conservação destas, melhor! Por isso, incentivamos você a organizar passarinhadas no seu bairro, cidade ou região. Fique à vontade para chamar o seu evento de Vem Passarinhar e utilizar a hashtag #vempassarinhar.


Instruções básicas para organizar um Vem Passarinhar na sua região
1) Defina uma pessoa para guiar. 
Encontre um observador de aves que tenha experiência. Essa pessoa pode ser você ou algum outro observador de aves que conheça as espécies mais comuns na sua região e dará suporte ao restante do grupo na tarefa de identificar as espécies e fazer a lista no eBird. Se não há ninguém no grupo com experiência, não tem problema! Também é muito bom aprender passarinhando em grupo. Nesse caso, a nossa dica é: faça uma pesquisa prévia no eBird e no WikiAves e estude quais são as aves da sua região que você poderá encontrar por aí. Faça anotações sobre, salve fotos no celular, estude os cantos e chamados.

2) Defina um lugar. Pode ser uma praça, um bosque, um parque ou mesmo um sítio de alguém conhecido. Se for uma área pública, como um parque, é legal entrar em contato antes para saber se tudo bem realizar o evento lá no tal dia e se é possível ingressar no local às 7h.

3) Divulgue. Faça uma arte com as informações principais e convide seus amigos em grupos do WhatsApp, Instagram, Facebook, ou mesmo colocando panfletinhos no elevador do prédio ou embaixo da porta dos vizinhos.

4) Passarinhe em segurança. É muito importante, neste momento que vivemos, que um protocolo de segurança exista e seja seguido, para que ninguém se contamine com covid durante a passarinhada. Fique à vontade para adaptar o protocolo acima.

5) Se possível, descole binóculos. Essa é a parte mais complicada de uma passarinhada. Binóculos bons para passarinhar não são tão fáceis de se encontrar para vender e muito menos baratos. Se você conhece pessoas que tenham, não hesite em convidá-las! Mas, se poucas pessoas ou ninguém do grupo tem, não tem problema: dá pra passarinhar mesmo assim!

No caso de Passarinhadas com empréstimo de binóculos ou opção de transporte para facilitar o evento, recomenda-se que exista uma ficha de inscrição para que se possa organizar a distribuição e as vagas. Você pode fazer no Google Formulários e se inspirar no nosso formulário de inscrição.


Existe um grupo do WhatsApp de organizadores do Vem Passarinhar espalhados pelo Brasil que pode te orientar a organizar o evento na sua região. Escreva para aves@savebrasil.org.br para solicitar a participação.


Leia

Código de Ética dos Observadores de Aves

Pequeno Manual da Ciência Cidadã


Ficou com dúvida? Escreva para aves@savebrasil.org.br

/tadalafil">Sei stato alla ricerca di una risorsa sanitaria? O forse hai bisogno di medicinali di qualità? Tutte le informazioni sono su unafarmacia24.com puoi trovare tutto ciò di cui hai bisogno.