Pampa - Alianza del Pastizal

Esse Projeto faz parte do Programa Campos Sustentáveis

SP

Pampa é um bioma com características biológicas, culturais e econômicas únicas. Formado por grandes extensões de campos naturais que vão do sul do Rio Grande do Sul até a Argentina, Paraguai e Uruguai, abriga 12 espécies de aves globalmente ameaçadas de extinção como é o caso do veste-amarela (Xanthopsar flavus), dos caboclinhos (Sporophila palustris) e (Sporophila cinnamomea) e da noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus).

O Pampa teve sua conservação garantida durante séculos pela prática da pecuária em campos naturais, mas hoje está ameaçado pelo uso intensivo das terras para agricultura, a invasão de capim-annoni, espécie vegetal exótica, o florestamento com pinus e eucalipto, o uso indevido de pesticidas e o sobrepastoreio. Essas atividades representam um risco não só à biodiversidade do Pampa, mas também à cultura gaúcha, que está intimamente ligada aos campos de criação de gado.

Alianza del Pastizal é uma iniciativa liderada pela BirdLife International em conjunto com seus representantes SAVE Brasil, Aves ArgentinasGuyra Paraguay e Aves Uruguay.

As ações têm por objetivo integrar o desenvolvimento do Pampa com a conservação da biodiversidade, por meio da promoção de técnicas de manejo favoráveis ao meio ambiente.

Parceiros:

Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação Zoobotânica, Sicredi, Embrapa/Sul, Sindicato Rural de Lavras do Sul, Banco Regional do Extremo Sul - BRDE

Apoiadores:

 

Veste-amarela (Xanthopsar flavus). Foto: Adriano Becker